O QUE EU AINDA NÃO SEI SOBRE MANUTENÇÃO PREDIAL

A realização das manutenções prediais em alguns casos é vista como uma atividade secundária e em outros terciaria, nas inspeções que realizamos é comum constatar que os condomínios realizam apenas manutenções corretivas, quando é para sanar algum problema que acaba gerando desconforto para os moradores, entretanto, o que é necessário entender é que essa prática é essencial e influencia de maneira direta na vida útil de uma edificação e no seu desempenho global.

As nossas construções envelhecem, assim como nós, esse envelhecimento corrobora para a depreciação do imóvel, o que é natural. Desta forma, a manutenção predial não pode e não deve ser negligenciada. Tal qual nós, seres humanos, é possível envelhecer com saúde e vigor físico, mas para tal é necessário trabalho constante.

Quando abordamos nossos clientes sobre a importância da realização da manutenção predial ouvimos coisas parecidas: “A cada X anos, pintamos todo o condomínio”, “Semana passada o ralo entupiu chamei Sr Zé”, “A calha transbordou, Sr Zé limpou”. Entretanto é importante que saibamos que a realização da manutenção predial vai além dessas atividades corriqueiras, que são corretivos de danos oriundos justamente da ausência de manutenção.

Mas então, o que é a MANUTENÇÃO PREDIAL?

Quando uma edificação é projetada, é considerado um determinado número de anos de vida útil, no Brasil geralmente esse valor é de 50 anos, todavia, para atender esse período de vida útil, a própria norma de desempenho garante que é necessário a realização de atividades que objetivam manter esse período denominado vida útil. Essas atividades trazem segurança, habitabilidade e sustentabilidade, além de contribuir para a valorização do imóvel.

É necessário adotar um conjunto de ações para garantir o bom funcionamento dos sistemas construtivos e/ou seus respectivos equipamentos, afim de evitar o surgimento de eventuais problemas.
Afinal, quais são os principais serviços de MANUTENÇÃO PREDIAL:

1º Conservação: São atividades de rotina, serviços relacionados a operação, manutenção preventiva do edifício, limpezas e verificação(analise) do funcionamento dos equipamentos.

Técnico da Engenharia RJ durante uma inspeção de fachada.

Exemplos básicos: Limpeza dos vidros, fachadas, caixa d’água, telhados, calha, ralos, grelhas, lubrificação de engrenagens, motores e polias de equipamentos, inspeções entre outros.

2º Reparação: São atividades realizadas a título de correção de um edifício como um todo ou apenas em alguns sistemas, para que ele volte a funcionar e apresentar um nível de desempenho minimamente aceitável, com a intenção de reparar danos.

Exemplos básicos: Substituição de lâmpadas queimadas, troca de rejuntes, conserto de bombas, troca de conexões hidráulicas com vazamentos, substituição de botoeiras, entre outros.

3º Restauração: Essas atividades estão correlacionadas a atividades corretivas dos condomínios ou dos sistemas construtivos, após eles terem atingidos um nível de desempenho inferior ao planejado, quando não é mais possível realizar a etapa anterior de reparação.

Exemplos básicos: Recomposição de fachadas, de elementos em concretos deteriorado, revestimento desplacando, piscinas com infiltrações, bombas hidráulicas apresentando problemas recorrentes, entre outros.

4º Modernização: Geralmente são comumente chamadas de retrofit, são atividades que proporcionam melhorias aos sistemas, aumentando sua vida útil inicialmente projetada e melhorando o desempenho. Essas atividades além de agregarem para o aumento da vida útil, costumam trazer bastante benefícios aos usuários, porque corroboram para elevação da qualidade das edificações, assim como, aumento do valor do bem.

Exemplos básicos: Retrofit geral, modernização das fachadas, substituição do sistema construtivo de alguma área, instalação de placas solares, adequação a acessibilidade, modernização de elevadores entre outros.

A realização de manutenções prediais é de responsabilidade de todos, principalmente dos síndicos que respondem civil e criminalmente pela edificação. Entretanto, os moradores devem estar sempre atentos aos sinais que o imóvel está dando quando precisa de atenção, como serviços de reparo e restaurações, afinal, como diz o dito popular, “prevenir é melhor que remediar”.

Além disso, precisamos sempre nos atentar as inovações do mercado, das normas e das leis para que sua edificação não corra o risco de ser multada, e/ou fique ultrapassada e insegura.

A Engenharia RJ conta profissionais altamente qualificados e podemos te ajudar com a realização de manutenções diversas, além disso, contamos com a parceria da VIANA ENGENHARIA, através do Grupo RJ, que pode te elaborar um plano de manutenções com ordem de prioridade, levando em consideração a saúde financeira do seu condomínio. Dessa forma, você associa a técnica, com a segurança de maneira eficaz e não precisará mais passar por apertos em situações emergências.

Essa matéria foi escrita pela Engenheira Civil e perita Laressa Bruna da VIANA ENGENHARIA, em colaboração com Utter Borsatto, técnico de edificações e CTO da Engenharia RJ, com a supervisão do Dpto. de comunicação do Grupo RJ.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat