Matéria publicada na íntegra do portal Diário do Rio https://diariocarioca.com/artigos/noticia/2022/12/07/condominios-que-estao-pagando-para-terem-suas-fachadas-pichadas/10357175.html

O empresário Utter Borsatto, Técnico de Edificações e diretor de uma empresa de engenharia no Rio de Janeiro, orienta sobre a importância de um procedimento simples e corriqueiro a fazer em uma fachada antes de qualquer reforma, que aos olhos de muita gente pode causar estranheza.

Segundo Utter Borsatto, esse conhecimento relevante muitas vezes é ignorado até em aprendizado acadêmico, fazendo com que muitos profissionais da construção, mesmo engenheiros civis e arquitetos desconheçam a técnica e sua importância para manutenção das fachadas de edifícios.

Esse procedimento é chamado de Teste de Percussão. Ao longo de sua jornada profissional, que inclui a gerência do departamento de uma construtora e empreendimento na área de Engenharia Civil, o empresário Utter Borsatto percebeu a necessidade de orientar os profissionais da área sobre a importância de realizar o Teste de Percussão antes de qualquer reforma de fachada.

Com o passar dos anos, as fachadas podem ficar danificadas com manchas, rachaduras e desprendimento de revestimento cerâmico, emboço e tinta. Tais imperfeições nem sempre são graves, mas é importante realizar o Teste de Percussão antes de começar a cotar uma reforma de fachada.

Nesse sentido, o profissional capacitado será responsável por usar um martelo metálico ou um martelo de nylon para dar leves batidas na fachada. Isso proporcionará um diagnóstico mais completo das danificações da fachada antes de sua reforma.

Dessa forma, além, de ser possível determinar as áreas reais a serem recuperadas, saindo das estimativas visuais, também remove-se as áreas mais críticas, reduzindo significativamente os riscos de acidentes e prejuízos materiais.

Então o que são os edifícios pichados com essas figuras estranhas?

O empresário Utter Borsatto é enfático quanto à necessidade de realizar o Teste de Percussão ou Laudo Percussão, como também é conhecido o procedimento que em muitos casos resulta em fachadas “pichadas” com círculos, retângulos e até alguns com “x”.

O profissional que realiza a inspeção, pode marcar visualmente as áreas danificadas, identificadas como sendo áreas que oferecem risco de cair, essas marcações seguem padrões e normas e são medidas com precisão, servindo de base para elaboração do mapa.

Fachadas

Foto/acervo Engenharia RJ

No detalhe, o profissional escalador faz as marcações, que parecem pichações aleatórias. 

Aqui já podemos ver o resultado do trabalho no mapa das áreas danificadas. Alguns condomínios escolhem não fazer as marcações na fachada por entenderem que assustam e desvalorizam a edificação até que seja possível reformar.

Condomínios que pagam p/ pichar suas fachadas!
Ao contratar esse teste, que tem o preço bem acessível, só há vantagens: O relatório final consiste em um mapa detalhado das áreas de revestimento danificadas, com os tipos de tratamento a serem realizados, permitindo ao condomínio realizar cotações no mercado com os dados do relatório apresentado.
“A maior parte dos síndicos, tanto de edifícios residenciais quando dos comerciais, desconhecem o procedimento, que na média representa uma redução dos custos das reformas de fachada na casa dos 30%, a medida que o gestor conta com um relatório detalhado que inclui o levantamento de área a ser recuperada, com precisão de centímetros”. 
Para entrar em contato com o especialista Utter Borsatto, você pode mandar mensagem em suas redes sociais: Instagram, Facebook ou Twitter.

Atualmente, Utter Borsatto é acadêmico em Arquitetura e empreendedor na área de Engenharia Civil, formado em Tecnologia da Informação, atua a vários anos como consultor com foco em manutenção predial e reformas, além de ser um visionário e experiente Técnico de Edificações.


1 comentário

Fabio Strella · 07/12/2022 às 19:13

Mais uma boa reportagem! Aprendo muito com vocês, toda vez que sai uma matéria aqui no site venho ler! Dessa vez fiquei sabendo da matéria pelo pessoal da administradora! Parabéns Utter e equipe, vocês são excelentes e merecem todo sucesso do mundo!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat