Não é apenas estética, as infiltrações podem proporcionar um ambiente fértil para proliferação de fungos que causam diversos problemas de saúde, além de acelerar a deterioração dos bens imóveis.

De origens diversas, as infiltrações podem advir desde erros ou vícios construtivos a falhas decorrentes do tempo de exposição de uma determinada estrutura às intempéries e para começarmos a entender a respeito vamos discorrer sobre o assunto com nossa perita, Laresa Bruna da Viana engenharia e perícias com a colaboração do Depto. De Comunicação do Grupo RJ e do Utter Borsatto CTO (CHIEF TECHONOLOGY OFFICER) da Engenharia RJ.

Uma manchinha aqui, um revestimento com som cavo (oco) ali, uma pintura estufando acolá.

No começo, elas parecem inofensivas, mas além de afetar diretamente a estética do imóvel corroborando para depreciação do bem, as infiltrações trazem inúmeros problemas de saúde, além de danos cruciais as nossas construções.

Muitos estudiosos afirmam que a água é considerada a maior vilã das nossas construções, e dos sistemas construtivos utilizados, vencendo em larga escala o fogo, e a explicação a isso se da de maneira clara, a água é silenciosa, sempre busca um caminho para percolar causando as temidas e assustadoras infiltrações, quando o fogo já cria um cenário de caos, contra o qual adotamos medidas preventivas claras e evitamos a todo custo.

As infiltrações podem ocorrer de diversas maneiras e pode existir várias origens, sendo as mais comuns: infiltração por capilaridade, que tem como origem falhas nas etapas construtivas de fundação, temos também as infiltrações por ausência e/ou falhas de vedações nas esquadrias e também infiltrações ocasionadas por rompimentos ou danos das tubulações, entre outras.

Exemplo de infiltração por capilaridade.

Geralmente, recebemos perguntas como:

Por que as alvenarias ou forros ficam pretos, ou esverdeados quando temos infiltrações?

Por que no canto da janela fica preto e descascando?

Isso se dá em decorrência da proliferação de fungos, a umidade cria o ambiente ideal para a reprodução desses organismos.

Um estudo feito na Suíça pelo laboratório MPDI, neste ano de 2023, afirma que os fungos crescem que em quase todos os materiais de construção, sejam eles naturais ou sintéticos, especialmente se forem higroscópicos ou úmidos. A água é essencial para o metabolismo microbiano, o que é considerado o fator de maior impacto parra o desenvolvimento fúngico.

As pesquisas comprovam e enfatizam que muitos materiais utilizados atualmente nas nossas construções não apenas são suscetíveis ao surgimento como também ao crescimento dos fungos, desde que haja água disponíveis. São esses materiais:

Alvenaria e Madeira:

Exemplo de bolor/infestação fúngica – imagem de https://www.istockphoto.com/

Gesso e gesso acartonado (Drywall):

Exemplo de infestação fúngica em teto de gesso/drywall – imagem https://www.istockphoto.com/ – presente na matéria em Cada Casa um Caso com dicas de remoção dos fungos.

Papeis de parede:

Exemplo de infestação de mofo em papel de parede – imagem de archdaily.

Argamassa

Carpetes, tapetes e vários outros:

Infestação fúngica em carpete. – imagem reprodução internet, matéria do O Globo.

De maneira paralela, de acordo com vários parâmetros intrínsecos, incluindo composição química, PH, presença de poeira, etc, os materiais de construção podem apresentar diferentes biorreceptividades, ou seja, suscetibilidades para suportar e favorecer o crescimento de fungos.

Além disso, seu desenvolvimento é regido por vários fatores ambientais, incluindo temperatura e umidade relativa do ar, e sua propagação no ambiente interno também pode envolver fatores como a taxa de troca do ar, movimentação do ar, estrutura e localização da edificação, projeto e sistema de ventilação.

Imóveis danificados pela água são locais altamente sensíveis em ternos de desenvolvimento de fungos internos.

Ressalta-se ainda que a contaminação de fungos pode ser causada pela canalização e pela condensação a vapor de água em locais isolados (onde não recebem troca de ar e calor).

Atualmente existem pesquisas para identificar quais são os tipos de fungos presente nos ambientes, o que os estudos comprovam é que muitos locais onde há presença de mofos e fungos os problemas respiratórios são mais recorrentes nos ocupantes.

Muitas pessoas acreditam que doenças respiratórias são as únicas doenças causadas pelos fungos, enganam-se, pois, devido à grande diversidade de fungos existentes as doenças e seus sintomas também variam de acordo com as toxinas fúngicas. Podem existir doenças de pele, dores de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, entre outros. Nessa matéria do O Globo de 24/08/22 por exemplo, a entrevistada Amie Skilton descobriu que tem uma síndrome genética, responsável por desencadear uma “enorme resposta inflamatória no corpo quando exposta ao mofo”.

A conscientização que buscamos não é apenas quanto a construção civil, pois essa é uma premissa básica do nosso time: zelar pela nossa engenharia. Mas buscamos trazer conhecimento e conscientização que negligenciar etapas construtivas, não realizar projetos, falhar na efetiva manutenção, não atender premissas básicas das diretrizes normativas, coloca em risco não apenas a saúde do seu imóvel, como também a saúde do seu corpo.

Quando a NBR 6118:2014 afirma que a água tem ação deletéria, é por considerar diversos fatores em que a água corrobora para fragilizar e degradar os sistemas construtivos, afetando diretamente a vida útil da edificação.

Conviver com uma infiltração que pode ocasionar umidade não é saudável para nenhuma das partes, seja ela, os ocupantes do imóvel ou a própria construção. O que pode não te incomodar tanto hoje, amanhã pode se tornar um grande pesadelo.

Conforme já discorremos anteriormente, investir em manutenção preventiva, executar obras de construção ou de reforma norteado por um bom projeto executivo que se guie pelas normas da ABNT e contar com assessoria técnica profissional, protege seu bem mais valioso, sua vida e sua saúde, além de ajudar a proteger seu bem imóvel e a segurança das pessoas que vivem nele.

Se o imóvel em que você vive ou trabalha apresenta sinais de infiltração, consulte um engenheiro perito e peça um diagnóstico, a Viana engenharia e perícias oferece esse serviço que consiste em identificar a origem da infiltração e apontar quais procedimentos deve ser adotados a fim de sanar o problema e recuperar o dano causado à estrutura. Na etapa de execução dos serviços de reforma e reparos, você pode contar com os serviços da Engenharia RJ, empresa também associada ao Grupo RJ e que realiza obras de reforma e reparos sempre em conformidade às melhores praticas construtivas.

Como vimos nesse artigo, infiltração não é coisa simples e deve ser tratada com seriedade e profissionalismo, soluções amadoras podem oferecer graves riscos a você e seus entes queridos.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat