Saber compor cores é fundamental pra oferecer conforto térmico, respeitar a harmonia arquitetônica e se destacar na selva de pedra.

Nessa matéria escrita por José Flávio e Marco Lima para o Blog da Obramax é possível ter uma ideia das principais e mais usuais cores aplicadas nas fachadas, suas vantagens e desvantagens, além de outras dicas preciosas, matéria original em: https://blog.obramax.com.br/acabamento-decoracao/cores-de-tinta-para-parede-externa/

Pintura de fachada em curso no centro do Rio, com as equipes da Engenharia RJ. Foto: Utter Borsatto

A escolha das cores de tinta para parede externa faz toda a diferença no visual de uma fachada e demais áreas externas de um imóvel. No caso da fachada, o tom escolhido é a primeira impressão que as pessoas terão do local; já em ambientes externos, como jardins, quintais e áreas gourmet, a cor da parede pode ser um elemento marcante da decoração, valorizando todo o projeto arquitetônico.

Os diferentes tipos de tintas para área externa também desempenham um papel fundamental na proteção das superfícies, ajudando a preservar a estrutura e a aparência ao longo dos anos.

Diante desta importância, é primordial saber quais são as melhores cores de tinta para parede externa, afinal, as tintas influenciam na durabilidade, design, acabamento e aconchego do seu imóvel.

Quer renovar o visual das áreas externas da sua casa ou comércio, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós vamos te ajudar! Ao longo deste conteúdo, você vai saber como escolher pintura de fachada e áreas gourmetprincipais tipos de tintas para área externa e as cores de tinta para parede externa.

Boa leitura!

Principais tipos de tintas para parede externa

Como destacamos acima, a tinta para área externa precisa de características específicas para garantir a durabilidade, ou seja, não é indicado comprar uma mesma lata de tinta para aplicar em ambientes internos e externos.

Por isso, listamos abaixo os principais tipos de tintas quando o assunto é pintura decorativa externa:

  • Tinta acrílica: fabricada à base de água, essa tinta conta com resinas acrílicas em sua composição, conferindo características como impermeabilidade, maior durabilidade e resistência ao acabamento. Além disso, ela pode ser lavada sem sofrer desgastes, sendo muito utilizada em áreas gourmet.
  • Tinta emborrachada: conhecida pela alta resistência, a tinta emborrachada é amplamente usada em fachadas e para pintura de telhado, pois conta com poder impermeabilizante, não desbota e previne o surgimento de mofo nas paredes. Vale destacar que ela também atua como isolante térmico, contribuindo para manter a temperatura agradável dentro dos ambientes.Outro diferencial da tinta emborrachada é a sua elasticidade que evita microfissuras e consegue resistir à retração e à dilatação provocadas pelo contato com sol e/ou chuvas.
  • Tinta epóxi: conhecida pela resistência contra intempéries e ao uso de produtos químicos, a tinta epóxi é indicada para uso sobre concreto, azulejos e cerâmicas. Não à toa, é muito comum usá-la para pintura de banheiro. No entanto, em áreas gourmet elas podem ser uma boa alternativa.

10 Cores de tinta para parede externa mais usadas

De maneira geral, as cores de tinta para parede externa variam de acordo com o ambiente. As fachadas, normalmente, recebem uma tonalidade mais neutra ou tons pastel.

  1. Branco;
  2. Bege ou Off-White;
  3. Cinza;
  4. Azul;
  5. Laranja;
  6. Amarelo;
  7. Roxo;
  8. Preto;
  9. Vermelho ou rosa;
  10. Verde.
Fachada reformada pela Engenharia RJ em Vila Isabel: A importância da harmonia das cores. Foto: Utter Borsatto

1. Branco

Não é novidade para ninguém que o branco é uma das cores de tinta para parede externa mais usadas, pois é extremamente versátil e combina com todos os tipos de decorações. No entanto, aqui vai uma dica especial para destacar o seu projeto: use o branco em uma composição com outras texturas, como pedras, madeira, metal e cerâmica. Sem dúvidas, é uma das melhores opções para quem busca um visual mais clássico e tradicional.

2. Bege ou Off-White

Seguindo a linha de tons clássicos para paredes externas, o bege e o off-white são ótimas alternativas para quem quer um visual clean, mas não quer usar a tinta branca. Essas cores são muito utilizadas em fachadas, principalmente nas que possuem detalhes em branco em janelas e portas.

3. Cinza

A cor cinza é extremamente versátil, uma vez que pode compor tanto uma decoração mais clássica e clean, quanto um visual mais contemporâneo, a depender da tonalidade de cinza escolhida e os outros elementos associados.

Explicando melhor: ao combinar cinza claro com branco, você confere um toque de sofisticação ao imóvel, remetendo a uma decoração tradicional e clássica. Em contrapartida, o cinza escuro combinado com elementos de metais, por exemplo, cria um visual industrial que é tendência nos últimos anos quando o assunto é decoração moderna.

4. Azul

O azul é uma das cores de tinta mais versáteis para uso em paredes externas, com uma ampla gama de tons disponíveis, desde os mais suaves até os mais escuros. As tonalidades mais claras tendem a criar uma atmosfera serena e delicada, especialmente quando combinadas com detalhes em branco. Por outro lado, os tons mais escuros evocam uma sensação de elegância, semelhante ao efeito proporcionado pelo cinza.

5. Laranja

Calorosa e contemporânea, a cor laranja é uma tonalidade que pode criar harmonia e transmitir uma sensação de relaxamento, principalmente quando usada em decorações de estilo rústico. Para aprimorar o ambiente, considere combinações com elementos como plantas e móveis de madeira, especialmente em áreas gourmet. Se você está preocupado em tornar o espaço excessivamente vibrante, uma alternativa é equilibrar o laranja com outras cores terrosas, como o marrom.

6. Amarelo

Ideal para quem deseja um ambiente acolhedor, o amarelo é frequentemente usado na decoração de áreas de jardim em tons pastel. Por outro lado, os tons mais escuros conferem uma sensação marcante e são ideais para espaços amplos. Além disso, o uso de azul e roxo como cores complementares pode equilibrar o amarelo e adicionar um toque de impacto à decoração.

7. Roxo

Agora vamos falar sobre duas cores pouco convencionais, mas que quando bem usadas, podem criar um visual diferenciado: a primeira delas é o roxo/lilás.

Em geral, essas cores são capazes de introduzir uma sensação de alegria ao ambiente, embora seja importante ter cautela para não exagerar na escolha, especialmente nos tons escuros de roxo.

Quando se trata da decoração, uma dica é incorporar elementos em amarelo ou laranja para criar contrastes vibrantes. Se você estiver indeciso, optar por detalhes em cores neutras é uma escolha segura.

8. Preto

Sim, a cor preta é uma escolha incomum, porém, se bem utilizada (e combinada) confere um visual de sofisticação que poucos tons conseguem – principalmente em decorações industriais que incorporam elementos metálicos.

Para evitar que o ambiente fique muito pesado, é aconselhável combinar o preto com branco, cinza ou texturas em madeira. Uma vantagem notável é que o preto é resistente a manchas, mas qualquer desgaste na pintura será mais visível.

9. Vermelho ou rosa

O vermelho e o rosa são cores de tinta para parede externa ousadas para decoração, uma vez que são tons vibrantes. Elas são perfeitas para áreas gourmet, ainda mais se a sua ideia é criar um ambiente convidativo. No entanto, é importante utilizar (principalmente o vermelho) com moderação para evitar que o ambiente se torne visualmente carregado.

10. Verde

Por fim, uma cor muito usada em fachadas e áreas gourmet é o verde, afinal, essa tonalidade passa uma sensação de tranquilidade e harmonia, remetendo à natureza. É importante reforçar que diferentes tonalidades de verde podem evocar sentimentos variados, desde o verde-água que remete à natureza até o verde-oliva que sugere um visual mais rústico.

Como escolher a pintura de fachada e demais áreas externas

Antes de mais nada, é importante destacar que não existem regras definitivas a respeito das cores de tintas para parede externa, mas sim algumas recomendações pensando em todas as particularidades relacionadas a esse tipo de ambiente. Vamos entender melhor cada um deles?

Estilo da decoração do seu projeto

O primeiro ponto é a decoração do seu imóvel, uma vez que a cor escolhida deve “conversar” com a ideia principal do seu projeto.

Caso a sua decoração seja inspirada em um visual mais clássico, tons neutros como bege, branco, off white e marrom são uma ótima escolha. Porém, se a ideia é um projeto despojado e moderno, cores vibrantes como azul, laranja e roxo podem ser uma alternativa interessante.

Portanto, não se esqueça de que é importante combinar as cores de áreas externas para um projeto de sucesso!

Escolha a tinta de acordo com o revestimento externo

Outro fator importante é o revestimento externo usado na fachada ou área gourmet. Por exemplo, caso a área externa tenha detalhes em madeira, uma boa combinação é usar tons neutros justamente para deixar a madeira como destaque da decoração.

Por outro lado, caso o revestimento seja porcelanato estampado e/ou colorido, você pode pintar a parede externa na mesma tonalidade ou em uma variação para criar um efeito visual bonito.

Durabilidade

Diferentemente de áreas internas, fachadas e outras áreas externas estão expostas a uma série de elementos que podem comprometer o seu visual e durabilidade. Portanto, é imprescindível que você escolha um produto específico para uso externo, ou seja, uma tinta resistente ao clima e demais particularidades comuns nesses locais.

Além disso, devido ao desgaste natural da tinta, o indicado é fazer a manutenção das cores de tinta para parede externa a cada 3 anos. Vale ressaltar que dependendo da qualidade da tinta comprada, esse período de manutenção pode variar para mais ou para menos.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor como escolher cores de tinta para parede externa e como elas desempenham um papel importante no visual e até mesmo na funcionalidade do ambiente.

Como vimos, existem diversos aspectos a serem considerados ao selecionar as cores ideais, incluindo a influência das cores na temperatura do ambiente, na sensação de espaço e na harmonização com o entorno.

Em resumo, é essencial reconhecer que a escolha das cores de tinta para parede externa vai além da estética, impactando diretamente o conforto e a atmosfera do ambiente. Portanto, lembre-se de considerar fatores como o clima local, a exposição solar e as preferências pessoais ao tomar essa decisão.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de tintas e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

José Flávio

Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

Marco Lima

Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

WhatsApp chat