Nesse artigo vamos apresentar os principais equipamentos empregados nos serviços de altura, suas aplicações e formas de operar.

Uma dúvida comum entre síndicos, gestores e moradores de edifícios sobre qual equipamento mais adequado para reforma e serviços de altura, afinal, vemos pela cidade os mais variados equipamentos empregados nesse tipo de serviço. Para entender um pouco mais e melhor a respeito, vamos começar apresentado os principais equipamentos de trasporte vertical de profissionais:

Andaime tubular

Torre de andaime tubular em obra da Engenharia RJ – Foto por Utter Borsatto

Formados por partes de tubulações de aço, soldadas com encaixes ou presas por abraçadeiras de aço e instaladas sobre piso estável, como calçadas e afins, o andaime tubular pode ser usado com sapatas ajustáveis e tem a finalidade de prover acesso à área de altura média, pois sua progressão é limitada com base na ABNT da seguinte forma:

  • Para bases de 1×1 metros, as torres têm um limite de no máximo 4 metros de altura;
  • Para peças com bases de 1,5 × 1 metros, a altura máxima chega a 6 metros;
  • Já as peças com bases de 2 × 1 metros, a altura máxima é de 8 metros.

Amplamente utilizado em pequenos reparos, o andaime tubular não carece de mão de obra especializada em seu uso e operação, bastando seguir as normas de segurança e utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI´s) apropriados, sendo muito versáteis e de fácil montagem e operação. Importante ressaltar que a montagem e instalação do andaime deve ser acompanhada por um profissional habilitado.

Cadeirinha suspensa

A cadeira suspensa ou cadeirinha se apresenta em duas categorias, a primeira em cabo de aço com catraca, permitindo subir e descer, e a segunda utilizando cordas, apenas desce.

Profissional escalador durante inspeção em laudo de percussão da Engenharia RJ – Foto por Utter Borsatto

As cadeiras suspensas são amplamente utilizadas em inspeções e serviços de reparos em altura, pois são muito seguras e versáteis, podendo ser utilizadas em edificações de qualquer altura. A instalação do equipamento e sua operação exige mão de obra especializada, uma vez que o profissional escalador precisa ter treinamento na norma de segurança NR-35 e estar com todos os equipamentos de proteção individuais paramentados a partir do que preconiza a referida norma. Esse tipo de equipamento eventualmente perde em eficiência pela dificuldade do colaborador em manejar grandes quantidades de materiais e ferramentas, podendo comprometer a qualidade final de acabamento pela falta de estabilidade do equipamento.

Andaime fachadeiro

Em estrutura modular, o andaime fachadeiro tem sistema de montagem facilitado e não exige mão de obra especializada em seu uso e operação, oferecendo excelente condição de trabalho em restaurações e obras de fachada que exijam maior acuidade na execução dos serviços como restaurações de fechadas históricas e retrofit´s.

Foto reprodução Andaimes Urbe

Sua complexidade fica por conta da instalação e custo de locação, sendo necessário um projeto detalhado, prevendo suas ancoragens, formas de trânsito e acesso. São ideais para fachadas que não superem 20m de altura e em lugares de difícil ancoragem de outros equipamentos como em fachadas históricas.

Plataformas elevatórias/aéreas

Empregado principalmente em áreas de difícil acesso, mas com necessidade de manutenção e/ou acesso periódico, esses equipamentos pertencem à categoria das empilhadeiras e carregadeiras, tendo em suas principais vantagens a agilidade e eficiência.

Plataformas elevatórias pantográfica e articulada. Foto reprodução Soluções Industriais.

Na foto é possível identificar algumas de suas variáveis como as plataformas pantográficas e as articuladas, faltando ainda a telescópica. Para esses equipamentos é fundamental a utilização de mão de obra especializada, com treinamento de operação das máquinas e com certificação de serviços em altura em conformidade com a NR-35.

Andaime suspenso

Também conhecido como “balancim” ou “Jaú” os andaimes suspensos são o melhor meio de conduzir uma equipe de trabalho externa com versatilidade, segurança e estabilidade, sendo apresentado com diversas medidas e com dois tipos de motorização, manual ou elétrica.

Profissional sobre andaime suspenso em obra da Engenharia RJ – Foto Utter Borsatto

No sistema de catraca manual há limitação de uso posta pela portaria da secretaria de inspeção do trabalho (Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011) que recomenda a utilização desses equipamentos em edificações de até 08 pavimentos, ficando indicado os sistemas de propulsão elétrico indicados a obra com mais de oito pavimentos.

Como foi possível perceber nesse artigo, em que listamos alguns dos principais equipamentos de altura, não há um equipamento melhor ou pior, mas sim, o mais qualificado para cada aplicação. Por isso consideramos fundamental que se contrate uma empresa especializada em serviços de altura/engenharia, capacitada a avaliar, recomendar e proceder com a instalação e manejo desses equipamentos, sempre empregando mão de obra especializada. O princípio da economicidade deve ser sempre aplicado após apreciadas as condições de segurança ideais, oferecendo garantia e tranquilidade aos serviços de manutenção predial, restaurações e reformas de fachadas.

Conversamos com nosso gerente de operações (que é colaborador nessa matéria) sobre a importância da economia aliada ao planejamento.

Utter, com todos esses anos a frente de uma empresa de engenharia, como você vê a relação de investimento e redução de custos a frente as obras de recuperação e reformas de fachadas?

“O planejamento dos trabalhos seguindo o recomendado pelas normas reguladoras, além de oferecer segurança, representa em média uma redução dos custos de obras na casa dos 30%. Na nossa operação observamos, por exemplo, que clientes regressam as negociações conosco mesmo após terem contratado empresas diversas no mercado, buscando, em alguns casos, mesmo admitindo prejuízo, atuar com uma empresa que lhes dê tranquilidade e segurança. Em outros casos contratam nossa supervisão de obras, justamente por terem contratado empresas que não oferecem tanta transparência na gestão de seus recursos tecnológicos e humanos.”

Você deixa uma dica para quem vai contratar uma empresa de reforma ou restauração de fachadas?

“Como é possível observar, o preço final não deve ser o único fator a considerar no processo de contratação de empresas de engenharia, particularmente em se tratando de serviços de altura, que envolve vários tipos e risco, então minha principal dica é, contrate empresas renomadas, com experiência e componha sua concorrência com empresas de qualidade, evite usar em serviços que envolvam risco de vida, empresas de pequeno porte que não tenham condições de oferecer segurança a seus colaboradores ou garantia de excelência nos serviços prestados, ainda mais serviços de altura, que são de difícil fiscalização.”

Considerações antes de escolher um equipamento de trabalho:

Considerações cruciais ao escolher andaimes para sua obra

Existem diversas considerações fundamentais a serem levadas em conta ao escolher os andaimes mais adequados. Desde o tipo de andaime até sua capacidade de carga, são cruciais para que o canteiro de obras seja eficiente e seguro.

Tipos de Andaimes: O tipo de andaimes deve ser selecionado de acordo com as necessidades da obra. Andaimes tubulares, multidirecionais, suspensos, fachadeiros e outros têm aplicações específicas. É vital escolher o tipo que melhor se adapte ao projeto.

Capacidade de Carga: É imprescindível determinar a capacidade de carga necessária para suportar materiais, ferramentas e trabalhadores. A escolha de andaimes com capacidade inadequada pode ser perigosa e ineficiente.

Altura Necessária: A altura da estrutura do andaime deve ser compatível com a altura da obra. Certificar-se de que o andaime atinge a altura necessária é vital para acessar todas as 

áreas do projeto.

Custo-Benefício: Avalie as opções disponíveis para escolher aquela que oferece o melhor custo-benefício, pois na maioria dos casos alugar andaimes pode ser mais econômico do que comprar.

Especificações do Projeto: Considere as necessidades específicas do projeto. O tipo de andaime, sua altura, capacidade de carga e acessibilidade devem estar alinhados com as demandas do trabalho a ser realizado.

Flexibilidade: A adaptabilidade dos andaimes ao ambiente e às necessidades do projeto é essencial. Alguns tipos de andaimes, como os multidirecionais, oferecem maior flexibilidade para configurações complexas.

Acessibilidade: Considere a acessibilidade à área de trabalho. Os andaimes devem permitir fácil acesso a todas as partes da obra, garantindo que os trabalhadores possam realizar suas tarefas de forma eficiente.

Normas de Segurança: Esteja em conformidade com as normas regulatórias de segurança da construção civil, como a NR-18 no Brasil, que estabelece diretrizes para o uso de andaimes e outras estruturas temporárias.

Certificação e Manutenção: Verifique se os andaimes são certificados e se a empresa de aluguel ou fabricante realiza manutenção regular para garantir a segurança e o bom estado dos equipamentos.

Nesse e em outros casos de engenharia de manutenção, conte com a experiência da Engenharia RJ para lhe assessorar nas suas obras, temos um time multi-disciplinar habilitado aos mais diversos ramos da engenharia civil no estado do Rio de Janeiro.

Artigo elaborado pela equipe de comunicação da Engenharia RJ, Grupo RJ, nossos técnicos Utter Borsatto e José Valdison

WhatsApp chat