Você sabe o que é acessibilidade?
A melhor maneira de começarmos esse artigo é definindo de forma clara o que é ACESSIBILIDADE.
É a forma de entregar ao mundo e as pessoas com mobilidades reduzidas, sem exceções, autonomia para acessar qualquer ambiente comum. A ideia principal é promover a ruptura de barreiras e paradigmas que perpetuem na nossa sociedade.
A Lei Brasileira da pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146) no mês que vem (julho) completa 8 anos, o estatuto foi promulgado em 2015 e como citado anteriormente, este tem a intenção de determinar que haja estruturas para assegurar acessibilidade, segurança, autonomia e acesso a comunicação às pessoas com deficiência.
Além desta Lei, temos a Lei Nº 7329 de 2016, que também completa ano no próximo mês, que estabelece mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos.
O que nós precisamos saber é que acessibilidade vai muito além de inserir nas calçadas rampas, inserir em nossos condomínios figuras de cadeirantes pintadas em uma vaga qualquer.
Acessibilidade é questão de respeito!
Além das diversas leis nesse âmbito, contamos também com a contribuição das normas técnicas brasileiras da ABNT, para nos nortear com critérios e parâmetros técnicos a serem adotados quanto aos projetos, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações quanto as condições de acessibilidade.
A NBR 9050 é tão rica que possui escopos em diversas áreas para proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura nos ambientes. A norma conta com 147 páginas e possui diretrizes básicas para todos os tipos de situações onde possa existir limitações para o acesso de pessoas com mobilidade reduzidas.
Projetar e/ou construir qualquer coisa que possa gerar constrangimento, limitações ou até mesmo causar acidentes a quem precisa acessar os locais é responsabilidade de quem se disponibiliza a construir, desta forma, construtor ou incorporador não pode atribuir esta responsabilidade aos órgãos fiscalizadores, sendo desta forma um “empurra-empurra” de responsabilidades afirmando que o projeto foi aprovado, que o habite-se foi retirado, enfim, inúmeros argumentos para retirar sobre si mesmo o peso da responsabilidade de se fazer o que é CORRETO.
Atualmente é possível a contratação de profissionais técnicos que possam avaliar seu estabelecimento, escolas, faculdade, cafeteria, hospitais, condomínio, entre outros e verificar se está atendendo ou não as premissas básicas de acessibilidade e em caso negativo, propor uma solução que atenda de maneira eficaz.
Além de atender a lei, o gestor que se antecipa as necessidades de acessibilidade em sua empresa, casa ou condomínio deixa um importante legado que de certo tocará o coração daqueles beneficiados por seus feitos.
Quer saber por onde começar?
Quaisquer soluções nesse campo começam com a inspeção de uma perita ou um perito, com habilidades tais quais a Viana Engenharia, nossa parceira nesse segmento, que por via de uma inspeção determina quais medidas adotar e de que forma atender o que preconiza a lei, momento em que entra em campo a figura da Arquitetura RJ, nossa empresa de projetos arquitetônicos, que através do desenvolvimento de um projeto atendendo ao definido nos apontamentos da perícia encontra o meio mais harmônico de locar nos espaços as futuras intervenções. Tudo ornado com o paisagismo, conforto, as boas práticas de iluminação e norteado segundo as referências estéticas do contratante. Aprovado o projeto, hora de executar a obra, momento em que entra em cena a Engenharia RJ que cuidará da última etapa, a construção e instalação dos equipamentos definidos no projeto. Percebe a importância de ter todas as soluções em um único lugar?
Essa matéria foi escrita pela perita Laressa Bruna, gestora na Viana Engenharia, com a colaboração de Utter Borsatto da Engenharia RJ e ilustração de Falcon Up.
Entre em contato conosco, podemos te ajudar.