A importância da inspeção técnica e do acompanhamento técnico em serviços de demolição.

Nessa matéria, 6 dicas para realizar uma demolição segura!

No noticiário nacional frequentemente assistimos incidentes de desabamentos, com ou sem vítimas, ocasionados por demolições, o que deixa claro que alguma está errada, pois se há um processo de demolição, essa demolição deveria ser controlada, seja em demolições pontuais ou em demolições totais.

Recentemente no Rio de Janeiro, assistimos mais uma vez uma edificação colapsar em decorrência de uma demolição feita a revelia e aparentemente sem o devido acompanhamento técnico, dessa vez sem fatalidades, apenas o susto.

A matéria discorre sobre o que se sabe até o momento e deixa claro a importância de se ter uma empresa com corpo técnico competente para desempenhar essa atividade, que por vezes pode ser mais complexa do que construir, por exemplo.

Na matéria do G1, vídeo mostra o momento do desabamento.

Nós em quanto uma empresa de engenharia civil, prestamos suporte e acompanhamento técnico a processos de demolição e contamos com a experiência e de uma empresa especializada em demolições, a Demolição RJ, empresa do Grupo RJ que atua em parceria e conformidade com as melhores praticas da engenharia.

Se você vai derrubar uma parede, um telhado ou até mesmo uma edificação inteira, consulte uma empresa de engenharia, verifique a reputação dela no mercado, questione sobre quais providências tomar com relação a licenças e quais etapas vencer antes de iniciar sua demolição.

A seguir, listamos 6 dicas para contratar sua demolição com tranquilidade e segurança:

  1. Evite contratar profissionais liberais, pois mesmo que estejam capacitados para executar a demolição, podem não estar preparados para arcar com despesas extraordinárias, funcionários devidamente assegurados por direitos ou danos a terceiros.
  2. Verifique se a empresa que está contratando está devidamente habilitada a executar o serviço, consultando o CNPJ da empresa no site da receita federal, e verificando as atividades listadas.
  3. Exija licença de demolição, ou obtenha você mesmo junto aos órgãos competentes (normalmente do município);
  4. Exija emissão de ART, RRT ou TRT, Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA (conselho de engenharia), Registro de Responsabilidade Técnica junto ao CAU (conselho de arquitetura e urbanismo) ou Termo de Responsabilidade Técnica, emitido junto ao CRT (conselho de técnicos industriais) respectivamente. Qualquer profissional ou empresa devidamente habilitados e registrados nesses conselhos estão aptos a atuar em demolições.
  5. Sempre que necessário/possível, faça um Estudo de Impacto de Vizinhança, a fim de prever e antever impactos diretos e indiretos de sua obra/demolição;
  6. Solicite a contratação de um seguro de risco de obra civil, não é caro e protege tanto o contratante quanto a empresa de incidentes e surpresas desagradáveis.

Gostou do conteúdo? Restam dúvidas? Entre em contato com a Engenharia RJ!

WhatsApp chat